Porto Covo

Um pequeno paraiso na Costa Alentejana.

Praias para todos 

Em apenas 30 quilómetros de costa, Sines tem praias para todos, das famílias aos aventureiros.


PRAIAS FAMILIARES


Praia Grande de Porto Covo

As principais praias de Sines têm vigilância permanente durante a época balnear, estão equipadas com os devidos apoios de praia e têm excelente qualidade sanitária. A Praia de S. Torpes, a Praia de Morgavel, a Praia de Vale Figueiros, a Praia Grande do Porto Covo (na foto) e a Praia da Ilha do Pessegueiro, nos últimos anos sempre galardoadas com a Bandeira Azul da Europa, são excelentes quer pelas suas qualidades naturais, quer por permitirem a frequência a toda a população, das crianças aos mais idosos.


PRAINHAS DE PORTO COVO

Praia da Samouqueira


Não há praias como as praias de Porto Covo, uma das mais belas aldeias do país e, de certeza, uma das costas mais belas. A praia Grande e a praia da Ilha são as mais amplas e acessíveis, mas todo o recorte litoral da freguesia está cheio de prainhas de areia fina e água transparente, separadas por grandes rochedos, que parecem ter sido feitas para criar uma sensação de intimidade e exclusividade. As praias são de todos, mas dá vontade de dizer: escolha a sua! Vieirinha, Oliveirinha, Foz, Burrinho, Samouqueira (na foto), Pequena, Espingardeiro, Búzios, são alguns dos nomes destes tesouros tão pequenos quanto preciosos. Note-se que todas estas praias estão em boas condições sanitárias, mas que em algumas delas o acesso é difícil e não têm vigilância permanente.


PRAIAS NATURISTAS

Praia do Salto

Uma das pequenas praias de Porto Covo é a praia do Salto. Situada entre o Cerro da Águia e a Cerca Nova, com um ambiente de privacidade e tranquilidade, faz parte desde 2002 do grupo restrito de praias naturistas reconhecidas oficialmente em Portugal.


PRAIAS HISTÓRICAS


As praias de Sines não se limitam a oferecer sol e mar. Oferecem também história e alma.

Praia Vasco da Gama


Praia Vasco da Gama: Integrada no tecido urbano da cidade de Sines e testemunha dos principais eventos da sua história - dos ataques dos corsários ao embarque de D. Miguel para o exílio -, faz parte do rosto de Sines e do coração dos sineenses. Adjacente ao Porto de Pesca, continua charmosa e merece ser visitada, tanto no verão como no inverno. A sua marginal é muito usada para passeios e prática de jogging.

Praia de S. Torpes


Praia de São Torpes: A praia mais concorrida do concelho tem a si ligada a lenda de São Torpes, cujo corpo martirizado terá vindo parar às suas areias no primeiro século da Era Cristã. A jangada de São Torpes, uma curiosidade da arqueologia naval portuguesa, ainda é utilizada na pesca, ainda que de forma muito residual.

Praia da Ilha


Praia da Ilha: O canal da Ilha do Pessegueiro foi usado como porto de abrigo dos Cartagineses e Romanos na difícil subida da costa alentejana. Na Ilha, há a descoberto vestígios de uma fábrica de salga de peixe romana (será de peixe, “piscis”, que deriva o nome da ilha, e não da árvore de fruto). No século XVIII, houve planos para usar a Ilha para um grande porto de mar (ainda são visíveis os blocos que atestam o início da sua construção).


PRAIAS EVASÃO


Praia do Norte

O cabo de Sines divide o litoral alentejano ao meio. A sul ficam as pequenas praias entrecortadas de rochedos. A norte, ficam quilómetros e quilómetros de areal contínuo, até à península de Tróia. É toda uma outra forma de ser e viver a praia. É o domínio dos grandes espaços, do mar vigoroso. Devido à agitação marítima e aos fundos perigosos, a Costa do Norte de Sines (na foto) não está indicada para banhos, mas pode proporcionar uma experiência gratificante a quem procura isolamento e a pujança dos elementos. Os ricos bancos de peixe nas grutas submarinas são motivos de atração de mergulhadores e caçadores.

   
 
   
 
 
 
 
   

 

Festival Músicas do Mundo 
 



O Festival Músicas do Mundo (FMM), uma organização da Câmara Municipal de Sines, desde 1999, é o mais importante evento do ano cultural em Sines e o maior festival de "world music" que tem lugar em Portugal.


Realizado anualmente, no último fim-de-semana de Julho, no cenário histórico do Castelo e noutros espaço do concelho, o FMM reúne nomes de topo do circuito mundial da world music, do jazz e dos blues.


Com um programa e um ambiente que permite juntar todo o tipo de públicos na fruição da grande música, é um festival que consegue ser ao mesmo tempo jovem e familiar. Tendo já contado com a presença de nomes como Kronos Quartet, Hedningarna, The Skatalites, Taraf de Haidouks, Master Musicians of Jajouka, Kimmo Pohjonen, Mahmoud Ahmed, Gogol Bordello, Asha Bhosle, Cui Jian, The Last Poets, Orchestra Baobab, Rokia Traoré, Chucho Valdés, Lee 'Scratch' Perry, Tinariwen ou Staff Benda Bilili, a qualidade do FMM tem sido reconhecida pela imprensa nacional e internacional.


Mais informações: www.fmm.com.pt.

Astrid Hadad

Trilok Gurtu

Gogol Bordello

Fotos: (1) Astrid Hadad, México - 2005. (2) Trilok Gurtu, Índia - 2006. (3) Gogol Bordello, EUA / Ucrânia - 2007.

Visitar Sines 

INTRODUÇÃO

 

Seja bem-vindo ao município de Sines. Seja bem-vindo a Sines e a Porto Covo.

 

Sines é um concelho situado exatamente no centro da costa sudoeste de Portugal.

 

Praia da Samouqueira

Porto Covo
, entre o mar e a planície, é uma aldeia pitoresca que possui em seu redor algumas das mais belas e preservadas praias portuguesas, protegidas pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano.

Castelo 

 

Sines, capital do concelho, berço histórico do navegador Vasco da Gama, é uma pequena cidade litoral, onde a cultura é uma prioridade.

Clique nos links à esquerda para aceder às diferentes áreas da oferta turística do concelho e do apoio aos visitantes.